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Impacto do Coronavírus nos processos seletivos

Com a pandemia do Covid-19 alguns processos seletivos suspensos, mas, há muitas empresas que estão contratando a todo vapor.
Impacto do Coronavírus nos processos seletivos

Estamos vivendo um momento delicado da nossa história, onde uma pandemia gera a necessidade de distanciamento social para que seja possível conter a disseminação do COVID19.

Como qualquer outra crise, esta também tem como forte consequência gerar distúrbios no mercado de trabalho.

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Aqui no Brasil, com as medidas preventivas anunciadas, empresas adotaram a estratégia do home office. Muito se especulou de que as vagas seriam congeladas e os processos seletivos ficariam paralisados.

Porém, o que está existindo é um movimento contrário: apesar de alguns processos terem sido suspensos por hora, a maioria das vagas continuam abertas, novas oportunidades surgiram e o andamento das seleções continuam a todo vapor.

Entretanto, segundo especialistas, este isolamento domiciliar pode distorcer dados do mercado de trabalho Brasileiro, pois o que está havendo é uma diminuição nas buscas de empregos/vagas por parte dos candidatos.

As empresas estão se ajustando efetivamente às mudanças na tentativa de atravessar o momento sem grandes prejuízos, e parte delas está sim contratando profissionais mesmo durante esse período turbulento.

Raphael Falcão, diretor regional da Consultoria Hays, em entrevista concedida ao InfoMoney, afirma que a demanda por profissionais para a indústria farmacêutica e tecnologia, por exemplo, cresceu nessas últimas semanas, enquanto empresas da chamada indústria pesada, como óleo e gás e construção civil, diminuíram o ritmo de contratações.

“O setor de alimentos e de insumos para o alimento estão com demandas. Além da indústria farmacêutica, companhias do setor que chamamos de ‘Life-Science’ também nos procuraram para contratações neste momento”, diz Rafael.

O setor de streaming é outro em busca de profissionais. “O consumo de streaming está grande e deve aumentar conforme o tempo de isolamento se prolongar.

As grandes empresas do setor estão investindo em conteúdo e na rede de transmissão. São alguns projetos em andamento para sofisticar a infraestrutura tecnológica para aguentar a demanda e não ter problemas em horas de pico”, diz.

Também em destaque estão os profissionais da tecnologia, como desenvolvedores de softwares, engenheiros de software, cientistas de dados, entre outros. “Grande parte das empresas contratando estão investindo em infraestrutura tecnológica para aguentar a alta na demanda de delivery, operações online e sistemas em geral”, afirma o recrutador.

“Tem empresas que estão estendendo data de início da contratação, por exemplo, mas seguem com os processos seletivos. Mas algumas têm demandas de urgência”, diz.

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Gigantes de mercado seguem com demandas de contratação, tais como: Carrefour, GlaxoSmithKlein, PepsiCo, Amazon, Drogaria Raia, Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia), Eurofarma, Grupo Big, Bayer, Grupo Pão de Açúcar, Gympass e Globosat.

Na maior plataforma de networking profissional da atualidade, o Linkedin, inúmeras pessoas escrevem sobre seu momento de transição de carreira, seus desafios e conquistas.

Apesar de alguns compartilharem sobre o medo que os aflige a respeito de suspensão de vagas, é notório de a grande maioria escreve contando sobre o andamento de processos seletivos que estão participando, convites para entrevistas e até mesmo contratações.

Apesar de todos os reveses, o momento ainda é favorável para uma recolocação e o Linkedin mais uma vez vem atuar como uma rede de referência, que serve de indicador e termômetro de mercado.

Com recrutadores trabalhando de casa, as seleções presenciais deram lugar às remotas e toda a conversa acontece no ambiente online, com o apoio da tecnologia.

O formato do processo mudou e os candidatos também precisam estar prontos para essa mudança. O momento não é para desespero e sim para manter uma estratégia assertiva de recolocação.  

É necessário estar preparado para realizar uma ótima entrevista por telefone ou Skype, por exemplo.

Se o candidato não está participando de nenhum processo, é recomendado que ele use este tempo para revisar seu currículo e seu perfil LinkedIn, elaborar uma boa carta de apresentação e, assim, estar com um material revisado e efetivo.

Um bom material “abre portas”, é o contato inicial entre o profissional e a empresa, além de ser o que determina a primeira impressão do candidato.

É indicado manter-se ativo na rede Linkedin, continuar mapeando as oportunidades, fazendo contato com pessoas, trocando e cultive um networking saudável.

Se o cenário muda rapidamente e o candidato está pronto, ele consegue se adaptar com facilidade e conquistar resultados! Este tempo pode ser bem aproveitado para treinar para uma entrevista ou gravar um vídeo currículo.

O candidato pode fazer alguns testes até ele se sentir confortável com sua estrutura de discurso e desenvoltura na narrativa. Quanto mais ele exercitar, mais isso vai ajudá-lo a se sentir seguro no processo.

E para fecharmos sobre este tema, é fundamental citar por último, mas não menos importante: ainda que o profissional esteja sem trabalho atualmente, esta fase é transitória, é um momento e não o define.

Orgulhe-se de seus projetos, de todos os seus feitos, dos principais resultados atingidos, e de toda a carreira profissional que foi desenvolvida até aqui. Orgulhe-se de você e leve isso para o momento da entrevista.

Não tem nada mais encantador em um processo seletivo do que um candidato emponderado e com brilho nos olhos!

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Sobre o autor(a)

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Flavia Manhaes Silva

Psicóloga, formada em 2006, especialista nas áreas de Recursos Humanos, Carreira e Mentoria Profissional, Neuropsicologia e Psicologia Clínica.
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