Search
Close this search box.

Crenças Limitantes

Se um dia você ouviu dizer que não era capaz de algo e acreditou, o texto de hoje é para você. Leia esse artigo e saiba mais sobre crenças limitantes.
Crenças Limitantes

Você em algum momento da sua vida quis fazer algo e veio uma vozinha na sua cabeça e disse pra você não fazer porquê não é capaz e você não fez?

Isso é uma crença limitante.

Anúncios

Provavelmente, as crenças limitantes podem estar atrapalhando o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional e você nem percebe, assim como o medo.

Os medos que temos quando adultos e, se pararmos para pensar, não tínhamos em nossa infância, acabam limitando nossas ações.

Esses sentimentos de impotência são adquiridos durante toda a nossa vida; quando ouvimos ou dizemos “não” para algo sem considerarmos as possibilidades de argumentar.

Deixamos de seguir nossos sonhos porque acreditamos que não podemos mudar ou que não somos inteligentes o suficiente para sermos os melhores no que fazemos, entre outras crenças que aprisionam e impedem de irmos em busca da felicidade.

Ouvimos tantas vezes que somos isso ou aquilo, que acabamos não percebendo que essa pode não ser a verdade sobre nós. Ficamos presos em uma ideia do que somos e não corremos atrás dos nossos sonhos e metas.

O que são crenças limitantes?

As crenças limitantes são marcas negativas construídas em nossas relações com as outras pessoas.

Se um dia você ouviu dizer que não era capaz de algo, de acordo como foi internalizado em sua mente, você pode acreditar que não é capaz de fazer várias outras coisas em sua vida, sem ao menos tentar.

As crenças também podem aparecer como traumas em uma tentativa de fazer algo que acaba dando errado, acompanhada de uma repreensão, por exemplo, que lhe impede de tentar de novo.

Identificar as crenças limitantes pode ser mais fácil do que você pensa e, para ajudá-lo, separamos alguns pensamentos e comportamentos comuns que exemplificam esse tipo de atitude.

Alguns exemplos:

• Nunca vou conseguir emagrecer
• Não posso ser engenheiro pois não sou bom em matemática
• Nunca vou ser bom nisso…
• Devo trabalhar aqui pois não conseguiria emprego em outro lugar.
• Não sou tão bom quanto eles para entrar nessa disputa.
• Devo continuar no casamento para manter as aparências.
• Não consigo aprender a nadar
• Não vou conseguir dirigir

Anúncios

Algumas clássicas:

• Não tenho dinheiro
• Não tenho tempo.
• Não sei por onde começar.
• Já tenho responsabilidades demais.
• Já fiz e não deu certo
• Não tenho conhecimento suficiente.
• Estou muito fora de forma.
• A vida é muito complicada
• Não consigo ou não sou capaz

As crenças limitantes são uma espécie de desculpa para não fazer o que você realmente gostaria de fazer. Elas nos mantém na nossa zona de conforto e segurança. Isso pode limitar muito o seu desenvolvimento pessoal e conquista dos seus objetivos.

Uma coisa importante de perceber é que muitas vezes essas crenças limitantes são coisas da nossa cabeça que não condizem de fato com a realidade. Existem apenas pois você está dizendo a si mesmo que aquilo é uma realidade.

Como superar as crenças limitantes?

Não podemos ficar para sempre como vítimas de nossos pensamentos, pois, todas as crenças tendem a influenciar, em maior ou menor grau, nossos sentimentos e outros aspectos de nossa vida, limitando a nossa visão. Por isso, identificar essas crenças que passamos a vida acreditando, é um passo importante para lutarmos contra elas

Para identificar uma crença limitante você precisa, antes de tudo, saber o que você quer. Com base nisso, procure entender por que você não consegue chegar aos seus objetivos e faça uma lista dos pensamentos que surgem, como os exemplos dos quais falamos acima.

Quando você tiver essas informações, busque compreender como essa crença passou a fazer parte da sua vida.

Descubra como você a utiliza para apoiar suas emoções e ações. Para finalizar, é hora de quebrar as barreiras construídas com base nessas crenças e limpar o caminho, abrindo espaço para novas perspectivas de vida.

A partir do reconhecimento dessas crenças limitantes você pode definir novos objetivos para sua vida profissional e pessoal.

Mudando o pensamento, você pode mudar também!

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor(a)

Jessica de Souza Borsatto

Jessica de Souza Borsatto

Olá meu nome é Jéssica, sou psicanalista, hipnoterapeuta e terapeuta sexual. É um prazer ter você aqui, espero que os conteúdos postados acrescente na sua vida de alguma forma. Cada vez com um artigo interessante e enriquecedor. Desfrute!
Anúncios
Últimas notícias

Psicólogo(a)

Torne-se um escritor no BlahPsi e tenha mais visibilidade

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!