Search
Close this search box.

Freud: O aniversário do pai da Psicanálise

6 de maio - Dia do psicanalista: Nossa homenagem para o pai da Psicanálise que mudou profundamente nosso entendimento sobre a humanidade.
Freud O aniversário do pai da Psicanálise

“As palavras faziam primitivamente parte da magia e nos nossos dias a palavra guarda muito do seu poder de outrora. Com palavras um Homem pode tornar o seu semelhante feliz ou levá-lo ao desespero, e é com ajuda das palavras que o mestre transmite o seu saber aos alunos, que o orador empolga os auditores e determina os seus juízos e decisões.”

Sigmund Freud sobre o poder das palavras (Introduction à la Psychanalyse, Payot, 1976)

Sigmund Freud (06 de maio de 1856 – 23 de setembro de 1923), médico neurologista e psiquiatra austríaco mudou profundamente nosso entendimento sobre a humanidade, permeando a cultura e os estudos ocidentais.

Freud revolucionou a compreensão e o tratamento dos transtornos mentais, criando a Psicanálise.

Anúncios

Ele propôs o método psicanalítico para melhor conhecer e analisar a psique humana. Além de ser um campo clínico e de investigação teórica baseada na Medicina e Filosofia.

Assim como Darwin, Freud quebrou tabus e paradigmas ao revelar aspectos fundamentais sobre a natureza humana, principalmente no que diz respeito sobre os impulsos sexuais e agressivos.

Diversos pensadores contemporâneos contribuíram para o desenvolvimento de novos olhares da Psicanálise na modernidade, mas as formulações básicas e teóricas sobre o funcionamento do aparelho psíquico resistem ao longo do tempo.

Nomes famosos na Psicologia como Anna Freud, D. W. Winnicott, Enrique Pichon Rivière, Erik Erikson, Ernest Jones, Hanna Segal, Wilhelm Reich, Jacques Lacan, Wilfred Bion, Melanie Klein e até mesmo Carl Jung foram diretamente influenciados pela teoria psicanalítica Freudiana.

A bibliografia Freudiana:

  • A Interpretação dos Sonhos, primeira parte, 1900
  • A Interpretação dos Sonhos, segunda parte, 1900
  • Sobre a Psicopatologia da Vida Cotidiana, 1901
  • Um caso de histeria, 1901
  • Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, 1905
  • Os chistes e sua relação com o inconsciente, 1905
  • Cinco lições de psicanálise, 1910
  • Leonardo da Vinci, 1910
  • O caso Schereber, 1911
  • Totem e tabu, alguns Pontos de Concordância Entre a Vida mental dos Selvagens e dos Neuróticos, 1913
  • Além do princípio do prazer, 1920
  • O ego e o ID, 1923
  • O Futuro de uma Ilusão, 1927
  • O Mal-estar na Civilização, 1930
  • Moisés e o monoteísmo, 1939
  • Esboço de psicanálise, 1940

Série “Freud”: Um jovem Freud como você nunca viu

serie Freud netflix
Crédito:Netflix/Divulgação

Quem imaginaria em pleno século XXI iriamos ter uma série em uma plataforma de streaming, mesclando ficção com dados da vida real do Sigmund Freud.

A história acontece na cidade de Viena em meados do século XIX com riqueza de detalhes desde sotaques, figurinos e a cenografia traz curiosidades do modo de vida da época, bem como algumas formas de tratamento em hospitais psiquiátricos.

A cada episódio, o jovem psicanalista obstinado a descobrir as profundezas da mente humana enfrenta uma forte oposição de seus colegas do meio acadêmico.

Entretanto, a ficção tem vários elementos que irão envolver o jovem Freud, uma poderosa vidente, um policial que viveu os horrores da guerra e outros personagens cativantes na investigação de crimes misteriosos.

Os estudantes e simpatizantes da Psicanálise e da Psicologia, nessa série poderão ver personalidades famosas que conviveram com o Freud como Dr. Breuer, Charcot, Janet e Theodor Meynert.

Anúncios

Além disso, também é representada o uso da hipnose, catarse como método de cura, choques térmicos, elétricos, contenção física e outras práticas utilizadas comumente nesse momento histórico.

Bem como a internação de uma paciente histérica com paralisias, possível cegueira, falta de sensibilidade a dor, entre outros sinais e sintomas que são retratados na série.

Se você gosta de uma boa ficção com uma superprodução com uma das figuras mais marcantes da história, vale a pena conferir.

SÉRIE “FREUD

Origem: Áustria, 2020
Direção: Marvin Kren
Elenco: Robert Finster,Ella Rumpf,Georg Friedrich
Onde assistir? Netflix

Compartilhe esta postagem:

Sobre o autor(a)

Redacao Blahpsi

Redacao Blahpsi

BlahPsi – Revista digital com temas relacionados ao universo da Psicologia & Saúde
Anúncios
Últimas notícias

Psicólogo(a)

Torne-se um escritor no BlahPsi e tenha mais visibilidade

Subscribe to My Newsletter

Subscribe to my weekly newsletter. I don’t send any spam email ever!