No dia 28 de junho é celebrado o dia do orgulho LGBTQIA+, esta  data começou a ser celebrado 1 ano após a rebelião de Stonewall que aconteceu em 1969 nos Estados Unidos.

O que era Stonewall?

28 de junho – Dia do Orgulho LGBTQIA+ e a Rebelião de Stonewall
(Bar Stonewall Inn, em 1969)

Stonewall era em bar em Nova York onde pessoas LGBTQIA+ podiam estar com um pouco mais de segurança e serem mais livres do que nas ruas.  

Anúncios

É importante sabermos que nesta época as violências contra a comunidade LGBTQIA+ eram mais violentas e considerada um crime.

Era comum que houvesse opressão policial e pessoas LGBTQIA+ serem presas por conta de suas vestimentas e identidade de gênero, logo, neste período era comum a polícia ir aos lugares públicos para fazerem vistorias e deterem pessoas da comunidade. 

Stonewall era um local comandado pela máfia italiana que abriu este espaço e pagava para que as fiscalizações não fossem realizadas e assim pudessem seguir comercializando bebidas para este público.

Porém foi realizado uma vistoria de surpresa ao bar Stonewall e a polícia começou a deter pessoas LGBTQIA+, é dito em alguns lugares que a rebelião começou a partir de uma agressão cometida contra uma mulher, onde a população começou a jogar pedras e usar suas vozes para acabar com a opressão policial e violências cometidas.

Esta rebelião perdurou por 5 dias através de marchas para continuarem lutando contra a opressão policial. 

Após 1 ano da Rebelião de Stonewall, no dia 28 de junho foi realizado a primeira marcha LGBTQIA+, sendo considerada a primeira parada LGBTQIA+ realizada e por conta disso esta data é vista como um marco e o dia do orgulho. 

Qual a sua importância para os dias de hoje? 

Mesmo após 52 anos da rebelião de Stonewall, ainda é preciso que a comunidade erga sua voz e se mostre, aponte como é a realidade social.

Apenas em 2019 foi aprovado por lei a criminalização da LGBTfobia no Brasil e mesmo assim casos de violências contra a comunidade ainda é frequente em diversos âmbitos sociais, incluindo na própria tentativa de fazer a denúncia da LGBTfobia.

Infelizmente ainda é muito comum ouvirmos relatos de pessoas da comunidade que vão em serviços da psicologia e sofrem LGBTfobia por psicólogos (as).

Ainda é necessário que nós da psicologia se posicione, busquem mais conhecimentos sobre os assuntos para que durante qualquer serviço não ocorram reproduções da violência.

Anúncios

O fato de ir em busca de acolhimento e uma escuta sem julgamentos e nos depararmos com profissionais da psicologia que cometam LGBTfobia é extremamente violento, nunca sabemos como está a saúde mental de quem chega até nós e o quanto de violência já passou ao longo da vida para chegar até o serviço de saúde mental. 

O dia do orgulho começou pela rebelião, começou a partir das vozes que não se silenciaram e se levantaram.

No dia 28 de junho é comemorado o dia do orgulho e não apenas pelas conquistas que já tivemos, mas também por tudo aquilo que ainda devemos conquistar, todos os espaços de acolhimento e sem violências, todos os direitos e garantias enquanto pessoas na sociedade. 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.