“Se quisermos ter paz na Terra, nossas lealdades devem transcender nossa raça, nossa tribo, nossa classe e nossa nação; e isso significa que nós devemos desenvolver uma perspectiva mundial.”
(Martin Luther King)
No dia 21 de setembro foi celebrado o dia internacional da Paz, valor desejado pela humanidade, pauta de projetos validados pela Organização das Nações, em que os contextos social, cultural, econômico, político e histórico devem ser considerados para que a ela seja praticada por cada um e todos.
A palavra paz, do latim pax, é definida como um estado de calma ou tranquilidade, ausência de perturbações. Derivada do latim pacem, absentia belli, significa ausência de violência ou guerra.
“(…) A paz
(Gilberto Gil)
Fez o mar da revolução
Invadir meu destino; a paz
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz (…)”
A paz tem sua morada no coração, na mente e na alma do ser humano, pode viver de maneira tímida, canhada, esquecida ou forte e presente em pensamentos, sentimentos, palavras e atitudes.
Ela pede nutrição através do autocuidado e autoconhecimento, mergulhar em si mesmo, pela prática de meditação diária é um dos caminhos para sentir a paz interior.
Acredito que a paz não se ensina, se experimenta por meio de vivências contemplativas e engajamento pessoal a favor da não violência.
O contato com a Natureza favorece o contato com a paz interior, desde que a pessoa esteja aberta a essa conexão.
Dar permissão a si mesmo para sentir a relação entre natureza interna e externa é uma experiência incrível para a vivenciar a interdependência.
Afetamos e somos afetados os ambientes, relacionamentos a partir de nosso modo de ser e estar no mundo, portanto o mundo é o reflexo da consciência humana e suas atitudes.
Desejar a paz mundial implica em nutrir a sua paz interior e multiplica-la diariamente, um processo de dentro para fora, sustentado por cada pessoa.
Atitudes para nutrir e florescer a paz:
- Conhecer o próprio ritmo
- Evitar comparações
- Evitar julgamentos (de si e de outros)
- Meditar diariamente (qualidade mais importante que quantidade)
- Honrar a sua biografia e ancestrais
- Dedicar tempo à solitude, ouvir a voz do coração
- Expressar a paz em gestos (ela não é teoria)
- Engajar-se em projetos e causas pacíficas
A paz começa, portanto, em cada ser humano e fica enfraquecida em situações de violência, em suas diversas expressões, quando o respeito à dignidade humana é violado.
Diante do cenário atual, em razão da pandemia, um colapso emocional mundial precisa ser acolhido, visto, compreendido.
Situações de dor física e emocional, perdas, exclusão social, crise de valores assolam o planeta e de outro lado inúmeras iniciativas da sociedade civil atuando em direção oposta, em que valores como solidariedade, cooperação, compaixão, amor, união e paz estão sendo mobilizados e acima de tudo fortalecidos.
Diante desse acontecimento histórico, que está mudando o mundo e o modus operandi da humanidade, acredito e trabalho por ela, é uma escolha e não uma opção.
Sugestão de prática meditativa para inspirar você:
Escolha um local para sentar, confortavelmente, por alguns minutos, você vai cuidar de você e de suas emoções, se desejar ouça música instrumental relaxante.
“Há dias e momentos em que sentimentos menos positivos aparecem… e junto com eles ficamos tristes, chateados ou magoados.
Parar por alguns instantes nos ajuda a encontrar a paz que existe em nós, isso nos fortalece e nos ajuda a atuar no mundo com mais clareza mental e autorrespeito.
Volte sua atenção para a respiração… inspire e expire suave e tranquilamente… isso.. faça as respirações sem pressa…
Seu corpo, mente e emoções vão relaxando…
Você começa a sentir a tranquilidade que há em seu coração…
Mergulhe nessa sensação de paciência… solte.. os pensamentos e sentimentos nessa onda de paz…
Tudo passa… a energia de bem-estar e equilíbrio abraça você nesse exato momento…Sempre que desejar você pode mergulhar na paz que existe em você…
Inspire e expire profundamente… sem pressa… vá voltando devagar, abrindo os olhos… alongue o corpo… agora você poderá realizar as suas atividades… sentindo-se mais leve”.
Boas experiências! Abraço carinhoso.
Comentários