“É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos.”
Rudolph Dreikurs
Desde o mês de março desse ano de 2020, estamos vivendo dias que jamais imaginamos – fato que tem sido exaustivamente discutido nos mais diversos contextos.
Muito temos lido, assistido e discutido acerca do isolamento social, pandemia, número de infectados, mortes, entre tantas outras coisas – pesadas e dolorosas, com efeitos em curto, médio e longo prazos.
A ideia aqui é refletirmos sobre um dos vários desdobramentos dessa situação – o contexto escolar e familiar.
Muitos pais estão sob forte estresse – seja porque perderam seus empregos, estão trabalhando home office, cuidando de idosos em sua família, fazendo compras etc. – e ainda precisam cuidar da vida escolar dos filhos.
Nunca os pais ficaram tão próximos da realidade cotidiana de seus filhos, dos professores, colegas.
Sabemos que aliado a tudo que descrevemos acima, não é fácil a tarefa de orientar os filhos menores nas aulas online.
8 Passos para facilitar o estudo em casa melhorar o rendimento escolar:
No momento das atividades algumas crianças demandam muito mais atenção e foco por parte dos pais – que precisarão dispor de mais tempo e perseverança – porém, algumas estratégias podem ser implementadas com bons resultados.
- Busque fazer com a criança um cronograma do que é necessário para a semana – alguns já possuem essa autonomia – e construir juntos é muito melhor.
- Mantenha sempre os mesmos horários para os estudos, refeições, banho e brincadeiras.
- Construir uma tabela com a criança além de divertido é relaxante também.
- Auxilie e monitore – não faça as tarefas pela criança – tampouco desrespeite o seu tempo e o seu limite.
- Tente estipular um horário que não impacte em seu trabalho ou afazeres domésticos para ajudar nas tarefas dadas.
- As atividades de leitura podem ser feitas em um horário tranquilo, em família, e permitindo que a criança reconte o que compreendeu.
- Faça alguma arte visual, invente uma estória – estimule a criatividade.
- Reforce positivamente cada dia, cada tarefa realizada, cada comportamento adequado.
Em uma linguagem adequada, mostre ao seu filho que as atividades devem ser feitas como se estivesse na escola, e estabeleça um local tranquilo isso.
Resolução de problemas em família
Indo um pouco além das tarefas escolares, e não descuidando da relação familiar, podemos usar uma ferramenta da Disciplina Positiva de Jane Nelsen, que é a REUNIÃO EM FAMÍLIA, cuja ideia é proporcionar um encontro, no qual, a família reunida poderá chegar a consensos sobre problemas que as afetam direta ou indiretamente.
A oportunidade é de crescimento e resolução de problemas em conjunto, não uma oportunidade de fazer reclamações e mostrar descontentamentos.
Como preparar a reunião de família:
A proposta dessa ferramenta é reunir, semanalmente, a família nuclear e falar sobre alguma questão para a qual seria importante encontrar uma solução – em conjunto.
Vamos dar alguns exemplos: hora de fazer tarefas; hora do banho; uso de celular durante as refeições; tempo de permanência em jogos eletrônicos, entre outras coisas.
A família se reúne para pensar em soluções juntos, e não para brigar ou discutir, mas para construir uma lógica de resolução de problemas com foco na solução.
- Eleger alguém para presidir a reunião, organizando o espaço e os materiais que serão necessários;
- Depois, eleger um secretário que anotará a solução escolhida para o problema (ata);
- Criar o “bastão da fala” que será dado a quem quiser obter a palavra.
Saiba como usar o “Bastão da Fala”
Partindo para o início:
- Reconhecimento e apreciação: cada membro dirá algo de bom que o outro fez e que será valorizado e reforçado, por exemplo: “Eu te reconheço por ter no dia”
Essa é uma ideia para começar a reunião de família já num clima bem positivo, evitando apontamentos que possam ser negativos e desagradáveis.
- Após esse momento será apresentada a pauta da reunião – com o bastão em mãos um membro apresentará um desafio que foi vivenciado ao longo da semana, por exemplo:
“Não gostei de/não foi adequado (a) _, como podemos resolver? ”
Aqui, as decisões são tomadas em conjunto e o foco é na solução do problema.
- Uma proposta de resolução do problema é tida como a que será experimentada por todos ao longo da semana, sendo possível avaliar se foi eficaz ou não para o problema.
- Encerramento – deve ser feito com algo prazeroso para todos – uma sobremesa, um filme que todos gostem, um jogo.
O secretário registra a ata, coloca a data e todos assinam.
- Uma ideia bacana pode ser registrar o momento com uma foto, guardando como lembrança dos momentos vividos.
Devemos considerar aqui a importância do momento e do quanto engajamento pode criar entre todos da família, além de desenvolver um senso de responsabilidade, pertencimento, respeito, empatia.
Esses encontros devem ter a duração de 30 minutos em média, lembrando que crianças a partir de 4 anos apresentam mais possibilidades de ganhos.
Vamos tentar fazer desse período um rico aprendizado coletivo, no qual as crianças e adolescentes também possuem muito a nos ensinar, lembrando sempre da necessidade de estarmos firmes, serenos e confiantes.
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