A pandemia do coronavírus foi registrada no Brasil em meados do mês de fevereiro e em seguida várias cidades passaram meses em isolamento social.
Muitas mudanças impactaram na saúde mental da sociedade e para muitos profissionais o home office surgiu como uma novidade.
Mas transformar o espaço doméstico em uma extensão do ambiente de trabalho não é tão simples assim. As empresas possuem protocolos visando promover cuidados com a saúde do trabalhador.
Pois, diversas pesquisas apontam que, a queda da produtividade em uma empresa poder ser causada pelo desconforto físico e psicológico, sinalizando a relevância da adequação do corpo frente a um determinado equipamento.
Na área da saúde ocupacional, a ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho e contribui para a diminuição do cansaço, estresse, bem como evitar lesões ao trabalhador (incluindo aspectos psicológicos).
Em um primeiro momento, a possibilidade se realizar as funções do trabalho dentro de casa pode parecer maravilhoso.
Entretanto, é importante escolher um espaço adequado em casa e levar em consideração que aquela cadeira confortável para se sentar durante uma refeição, pode não ser ideal para passar 8, 10 ou 12 horas de trabalho.
Alongamento: Alongar-se é preciso
Nesse período da quarentena muitos pacientes que trabalham em Home Office chegam aqui na clínica com dores na região dos trapézios, sentindo dores na lombar ou dores nas pernas.
Isso geralmente acontece devido ao fato de trabalharem muitas horas sentados no computador e muitos, até em condições desfavoráveis, como por exemplo, à altura da mesa inadequada, sem apoio de braços ou sem apoio nos pés.
Isso vai acumulando tensões musculares durante o dia.
Nesse vídeo eu vou passar hoje para vocês algumas dicas simples de alongamentos e relaxamentos que podemos fazer em casa com uma bola suíça ou como é mais conhecida, bola de pilates. Vamos conferir!
Comentários