in

Saúde Mental: nosso maior tesouro

Saúde Mental é um tesouro imensurável, de uma beleza e de uma riqueza extraordinária.

Saude mental
Pexels

Está provado que corpo/mente se desenvolvem juntos formando uma unidade e tudo o que vivenciamos na vida ativa imediatamente  áreas específicas no nosso cérebro.

Isso pode aumentar a sensação de prazer ou pode criar traumas e ambos marcam corpo/mente afetando a nossa saúde mental. 

O prazer pode nos transportar a uma outra dimensão de consciência chamada Flow, significa fluir, ou experiência de fluxo, descrita como um estado de plenitude.

Nesse estado de totalidade, corpo, mente e espírito estão em perfeita harmonia, produzindo uma experiência de alta energia e desempenho novas conexões que produz a sensação de prazer e felicidade inimaginável.

PUBLICIDADE

Acredito que a maioria das pessoas já tiveram essa experiência, já sentiram esse momento intenso de estar presente por inteiro em alguma atividade, seja vendo um filme, namorando ou mesmo jogando videogames.

Algumas atividades como meditação, dança circular e yoga ajudam a despertar esse estado de consciência plena, um lugar mágico onde não há julgamento, crítica, ou pensamentos.

A concentração é intensa não há eu pensante, há um eu interior, você não pensa, não calcula, não conceitua, e ao mesmo tempo você faz tudo isso, parece loucura não é?!

Por isso somente é possível vivenciar e experimentar corpo/mente/espírito como uma unidade única. 

Segundo algumas filosofias, esse estado deveria ser mais comum e natural, ou seja, deveríamos viver quase que constantemente nesse estado de consciência, pois é dessa maneira que crianças saudáveis em ambientes saudáveis experimentam a vida.

Criança não julga e não critica,  tudo na infância é vivenciado sem planejamento de detalhes. 

Os traumas os sofrimentos também são  desenvolvidos na unidade corpo/mente desde o momento da concepção, qualquer situação forte vivenciada pela mulher grávida influencia a corrente sanguínea podendo provocar modificações e abortos espontâneos.

O ambiente uterino, o ambiente interno da mãe são experiências, vivências de vida importantíssimo, é a primeira base que estrutura todas as pessoas em qualquer parte do planeta.

O bebê ainda não se desenvolveu por completo, mas reage quando o útero fica mais frio, mais quentes, apertado, tenso, essas sensações podem ser experimentadas mais tarde como medos sem causa aparente que ficam gravados na unidade mente/corpo, e um estímulo desencadeia a lembrança, a dor ou o medo. 

PUBLICIDADE

Essas experiências são únicas. Nenhum ser humano experiencia ou vivencia essa construção de modo idêntico, esse fato é o que nos torna tão diferentes e únicos em todos os níveis, físicos, biológicos, emocionais, comportamentais, é como a íris ou as nossas digitais, são únicas, somos únicos. 

Saúde Mental é um tesouro imensurável

Saúde Mental é um tesouro imensurável, de uma beleza e de uma riqueza extraordinária.  

O funcionamento do cérebro, sua estrutura e todas as milhares de possibilidades produzidas nessa parte do nosso corpo são responsáveis por outras inúmeras funções.

Tais como aprendizagem, memória, inteligência, raciocínio, síntese, analítico, matemático, verbal, musical, imaginação, sonhos e inclusive nos mantem vivos, coração bate sem que eu tenha que lembrar ou apertar um botão, respiro, nutro meu corpo meu cérebro e meus estados emocionais o tempo todo.

Temos cerca de 80 bilhões de neurônios que geram impulsos elétricos, que fazem outras milhões de conexões chamadas sinapse

Todos essas funções nos ajudam a aproveitar o máximo do nosso potencial criativo, para que possamos nos tornar melhores enquanto pessoas únicas.

Para que tenhamos uma qualidade de vida em todas as áreas da vida e ainda para que possamos estar cada vez mais conscientes das nossas responsabilidades com a nossa própria saúde,.

Desta forma, podemos ajudar outras pessoas a também obter qualidade de vida, nos tornando multiplicadores de uma vida de saudável. 

Reportar erro

PUBLICIDADE

Escrito por Cleuse Alves Nogueira

Meu nome Cleuse Alves Nogueira Pedagoga primeira formação, Psicologia (CRP 06/59616) veio depois, mas já vinha de muito tempo. Atualmente trabalho somente na clínica escolhi a abordagem Junguiana coligada às Técnicas corporais, por viver em meu corpo todas as emoções fundamentais da vida.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
A urgência de educar para o cuidado

A urgência de educar para o cuidado

9 sinais que podem indicar a Sindrome de Asperger

9 sinais que podem indicar a Síndrome de Asperger